É VERDADEIRA a informação de que o SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL proibiu o Governo Federal de interferir em questões relacionada à pandemia COVID-19.
É FALSA qualquer afirmação em contrário, principalmente aquelas publicadas pelas agências esquerdistas de fact-checking @lupa e @aosfatos.
Essa narrativa falsa vem sendo disseminada desde 01/07/2020, também com a esquerdista LUPA.
VERDADE DOS FATOS mostra tão somente a verdade, cronologicamente, desde abril de 2020 e desmonta as farsas e mentiras de tais fact-chekings esquerdistas, que praticam o “FALSO JORNALISMO”, impondo uma verdade que só existe na mente ignóbil de quem redigiu os textos e produziu as “checagens” ideológicas.
A NARRATIVA
Diversas figuras da esquerda vêm implementando narrativas praticamente a cada minuto com a intenção de destruir a imagem do presidente Jair Bolsonaro, classificando-o de “genocida” e “assassino”.
Circulam pelas redes sociais checagens das agências esquerdistas AOS FATOS e LUPA, esta ligada à Folha de São Paulo e Revista Piauí, habitat incontestável de blogueiros esquerdistas disfarçados de jornalistas, de 01/07/2020, onde foi afirmado que “É falso que STF afastou Bolsonaro do controle de ações estratégicas contra pandemia de Covid-19”, e aquela, em vídeo, afirmando que é “falso” que STF impediu Bolsonaro de tomar medidas contra a Covid- 19", e ligada ao que há de pior na esquerda.
Este vídeo, aliás, foi compartilhado no twitter por um perfil APOIADOR do esquerdista de carteirinha e figura carimbada em difundir notícias falsas sobre o Governo Federal e Jair Bolsonaro, Ciro Gomes:
No vídeo analisado, em forma de gravação de tela, o esquerdista irresponsável da agência @aosfatos, e que realizava a pesquisa, socorre-se ao julgamento da ADI 6341, ocorrida em abril de 2020, proposta pelo PDT de Ciro Gomes. Alguém acredita em coincidências e que esse perfil está a serviço dessa mesma esquerda?
Tanto a publicação da @lupa quanto de @aosfatos tratam da FALSA percepção de que o STF não proibiu o Governo Federal de atuar na pandemia COVID-19.
Mas, como será visto a seguir, AMBAS DIFUNDIRAM MENTIRAS, que eleva à categoria de NOTÍCIA FALSA suas checagens, que mais se assemelham a um conluio partidário de esquerda para denegrir, mais uma vez, a imagem do presidente Jair Bolsonaro, culpando-o até por explosões interestelares ocorridas a partir do Sol, onde recebe o título de “genocida” pela morte de pessoas na Terra por câncer de pele oriundo dos raios do sol.
O DESMONTE DAS FARSAS
A análise será feita, de uma única vez, para ambas FALSAS notícias publicadas, por @lupa e @aosfatos, exemplos de péssimo trato do jornalismo, mais similares a informativos de sindicatos pelegos.
O Supremo Tribunal Federal iniciou sua saga de interferências e proibições literais de ações do Governo Federal em março de 2020, com decisão liminar do ministro Marco Aurélio, na ADI 6341, ajuizada pelo PDT.
A notícia publicada pelo portal PODER 360, em 24/03/2020, corrobora com a verdade:
“STF decide contra Bolsonaro e libera governadores a restringirem locomoção”
Acesso à decisão:
No dia 31 de março de 2020, a OAB propõe a ADPF 672, que busca a proibição de interferência do Governo Federal para a pandemia COVID-19.

Em 29/10/2020, a ADPF 672, da OAB, julgou parcialmente procedente a ação:
“4. O Poder Executivo federal exerce o papel de ente central no planejamento e coordenação das ações governamentais em prol da saúde pública, mas nem por isso pode afastar, unilateralmente, as decisões dos governos estaduais, distrital e municipais que, no exercício de suas competências constitucionais, adotem medidas sanitárias previstas na Lei 13.979/2020 no âmbito de seus respectivos territórios, como a imposição de distanciamento ou isolamento social, quarentena, suspensão de atividades de ensino, restrições de comércio, atividades culturais e à circulação de pessoas, entre outros mecanismos reconhecidamente eficazes para a redução do número de infectados e de óbitos, sem prejuízo do exame da validade formal e material de cada ato normativo específico estadual, distrital ou municipal editado nesse contexto pela autoridade jurisdicional competente. 5. Arguição julgada parcialmente procedente.”
O trecho da decisão é muito clara: GOVERNO FEDERAL está proibido de interferir em qualquer ato relacionado à pandemia COVID-19.
A notícia foi amplamente divulgada, e a contar das manchetes, demonstram a VERDADE sobre a proibição da atuação do Governo Federal na pandemia COVID-19:
“STF proíbe Bolsonaro de interferir em decisões de estados e municípios sobre
coronavírus”
Ministro do STF proíbe governo federal de derrubar decisões de estados e municípios sobre isolamento
STF proíbe governo Bolsonaro de contrariar ações de estados contra pandemia
Estados seguem STF e ignoram decreto de Bolsonaro sobre atividades essenciais
Decisão do STF sobre isolamento de estados e municípios repercute no Senado
STF reconhece competência concorrente de estados, DF, municípios e União no combate à Covid-19
As proibições chegaram em 2021 a todo vapor. Em 08 de janeiro, em mais uma decisão do STF, o Governo Federal foi proibido de requisitar seringas e agulhas do Estado de São Paulo:
Lewandowski proíbe governo federal de requisitar seringas e agulhas compradas por São Paulo
STF proíbe União de interferir na compra de insumos pelos Estados
Ainda, no último dia 15 de janeiro, o mesmo STF, atendendo a pedidos de partidos de esquerda, DETERMINOU EM 48 HORAS que o Governo Federal tome providências no que tange ao colapso do sistema de saúde pública do Amazonas:
STF dá 48 horas para governo apresentar resposta à crise em Manaus
Determina envio de oxigênio e insumos
Quer “plano compreensivo e detalhado”
Lewandowski dá 48 horas para que Governo Federal mostre estratégias contra caos na saúde de Manaus
Todavia, desde o dia 13 de janeiro, aviões da FORÇA AÉREA BRASILEIRA estão em ponte aérea SÃO PAULO-MANAUS levando insumos, cilindros e respiradores, além de médicos para reforçar a equipe de combate à pandemia e estágio crítico do estado do Amazonas.
Não obstante à contundente e imediata atuação do Governo Federal, MESMO PROIBIDO PELO STF, houve reconhecimento público do próprio governador do Amazonas, Wilson Lima, em entrevista ao jornalista JOSÉ LUIZ DATENA, que admitiu a ajuda ‘imprescindível’ de Bolsonaro: ‘recebemos respiradores, equipamentos e médicos’:
Desde o início da pandemia, o Governo Federal aplicou R$ 502.718.376.477,21 (quinhentos e dois bilhões, setecentos e dezoito milhões, trezentos e setenta e seis mil, quatrocentos e setenta e sete reais e vinte e um centavos), de acordo com o Portal da Transparência.
Portanto, DINHEIRO não faltou aos governadores e prefeitos para cuidarem do combate à pandemia COVID-19, já que receberam CARTA BRANCA e TOTAL CONTROLE de seus atos, afastando o Governo Federal de qualquer ingerência sobre o assunto.
CONCLUSÃO:
De acordo com a checagem dos fatos, É NOTÍCIA FALSA a afirmação de que “É falso que STF afastou Bolsonaro do controle de ações estratégicas contra pandemia de Covid-19”, ou seja, O GOVERNO FEDERAL foi proibido de atuar, por ordem do Supremo Tribunal Federal.
@AOSFATOS e @lupa mentiram e disseminaram FAKE NEWS. VERDADE DOS FATOS, a verdade sempre.
Comments