top of page
Foto do escritorGeneralidades

Ensino como deve ser


Esta semana recebi um possível novo aluno de nove anos. Veio fazer uma tutoria sem agenda específica. Isso equivale a ir num restaurante e pedir o que está melhor no cardápio. É sempre o ideal.


Começamos explorando a miríade de itens da oficina, cada um com seu vínculo técnico ou histórico. Falamos de relevo terrestre, dimensões espaciais, tanques de guerra e brinquedos diversos.


Terminada essa adaptação fomos para a mesa de trabalho, onde expliquei a ele como funciona a corrente contínua, seus usos, características e perigos, assim como alguns alertas sobre a corrente alternada.


Demonstrei a realidade do fluxo de elétrons com a observação de seu efeito de aquecimento em palha de aço, sempre divertido e impressionante, pois gera fogo.


Depois uma explicação da metáfora do rio fluindo e da lei de Ohm. Após isso, demonstrei o funcionamento de LEDs e de um motor N20 de grande força, com 30 rpm.


Testamos a ligação de diversos componentes num robô detector de luminosidade e depois apresentei a ele um projeto mais complexo, a cabeça-robô do Hotel Transilvânia.


No meio disso tudo, um intervalo para a montagem do cubo mágico de Rubik, excelente para desenvolvimento de memória, percepção rápida de padrões e coordenação motora rápida. Sem contar a auto-estima, claro.


Conversamos sobre coragem, esforço, persistência e vitória. Também sobre modelagem e impressão 3D, que não poderia faltar, assim como a ciência na Idade Média e armas medievais e modernas.


Resultado: muitas risadas, alguns sustos, olhos arregalados, mais risadas e um bocado de portas se abrindo. E ainda nem começamos.


Nem toda escola é ruim e o sistema escolar é necessário mas é evidente que jamais deveria ser obrigatório. Os pais ter a autonomia para buscar o melhor.


Excelência é algo que se garimpa, se constrói, com paciência e muitos anos de estudo e vivência.


Temos que levar isso para as nossas crianças.


------

Vamos contribuir com os produtores de conteúdo conservador.

No apoia-se: https://www.apoia.se/professoreduardovieira

Via Pix: eduardoafvieira@gmail.com

------

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page