top of page
Foto do escritorGeneralidades

Temperança e influencers


Temperança é uma das virtudes que o Cristianismo ensina para a ordenação da vida. Essa virtude tem como fundamento afastar a ânsia pelo imediato, pelo efêmero, pelo impulsivo.


Estamos num ambiente imediato, rápido, impulsivo e sem razoabilidade; isso decorre da falta de percepção de fim transcendental. Estamos em um período histórico único, assim como todos os outros foram únicos para seus contemporâneos. O que diferencia os períodos são os homens que mantêm a temperança na opinião e conduta.


Diante dessa falta de orientador para o fim, a sociedade escolhe aleatoriamente "qualquer um" ou "qualquer finalidade''. E esse "qualquer um" arrasta multidões de desinformados, mal educados e pessoas sem instrução. Todavia, toda escolha tem consequência, e essa consequência não reflete apenas o âmbito individual.


Estamos vivendo o modelo "perfeito de sociedade de massas". Ortega y Gasset estaria humilhado diante do ideal que desenhou em sua obra. Esse modelo tem como fundo excluir o individual e alimentar a vontade coletivo-plural, muitas vezes decorrentes do subjetivismo e sentimento egoísta do detentor do poder ou da elite opinativa.


Esse tem um efeito dúplice, um engodo para o povo (maioria sem poder) e uma fonte de "energia" para uma oligarquia (poucos com poder). É da natureza humana seguir uma liberança, mas para onde essa liderança vai levar? Esse é o dilema da modernidade desorientada. Essa classificação não é unicamente para âmbito político, na realidade, essa divisão é natural para os detentores do poder. Um pai é detentor de poder, um patrão é detentor de poder, um gerente de recursos humanos é detentor de poder...


É inegável que os "influencers digitais" têm uma voz coletiva que reflete um protótipo de poder. Entenda-se "protótipo de poder" como ideologia política a ser seguida. Esse rapaz, sem qualquer instrução, estudo, ou capacidade, opina de forma constante sobre política, direito, economia, antropologia, sexualidade e atrai muitas almas desorientadas.


A liberdade de desinformação é garantida constitucionalmente, assim como a correção também o é!


Não que ele precisasse de título acadêmico, mas que tivesse o mínimo de razoabilidade, proporcionalidade e senso de realidade. Como no início do texto (cansativo), toda ideia tem consequência. E quando a ideia é lançada por alguém com esse perfil, que tem poder (sentido digital), as consequências tendem a ser desastrosas…


O resultado da "ideia" do influencer? Morte, escravidão das mulheres, pedofilia, totalitarismo, ditatorialismo…


Temperança não para ele, mas para seus seguidores e apoiadores… Imaginem se fosse algum conservador que tivesse emitido essa "opinião"? Sem opinião, os conservadores têm sido "caçados". Ideias e opiniões têm consequências e cedo ou tarde, quando vêm de socialistas levam a morte e escravidão…

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page